Domótica

A domótica é hoje em dia, parte integrante das nossas vidas. Certamente todos nós temos alguns “smart devices” em casa, os quais tem várias rotinas agendadas ao longo do dia para nos facilitar a vida.

Venho aqui falar precisamente no caos que todos esses “smart devices” que temos em casa nos trazem, com o seu sortido de aplicações para aceder e programar os mesmos, as quais nos enviam “milhentas” notificações, a gestão de todas essas passwords…enfim…por vezes um autêntico pesadelo!

A solução, para mim pelo menos: O Home Assistant !

O “HA” foi para mim uma lufada de ar fresco, acabando com o sortido de portais dos fabricantes individuais e com as suas crescentes funções “premium” com tudo aquilo que é cómodo a exigir uma nova subscrição (a moda dos dias de hoje). O “HA” consegue agregar de varias formas distintas praticamente todos os dispositivos que nos consigamos lembrar, seja via API ou via “bridge” de bluetooth, zigbee, matter, e, se conseguimos imaginar, provavelmente conseguimos fazer. É possível colocar aqui todos os termómetros, higrómetros, anemómetros e demais sondas que possamos ter e utilizar essa mesma informação para despoletar tarefas (via automação) – por exemplo : quando a temperatura exterior for inferior a 13 graus e o mês do ano for Dezembro, Janeiro ou Fevereiro, ligar o aquecimento do quarto às 21 horas.

Para além de tudo isto, é ainda possível acoplar software de vídeo-vigilância com deteção de pessoas, animais, viaturas..etc… Como por exemplo o Frigate.

Hoje em dia, há muitas maneiras de ter domótica na nossa casa, sem que para isso tenhamos que “vender um rim”. Basta um pouco de paciência, bastante persistência, e claro, muita vontade de aprender !

Por: Paulo Guerra